Um domingo sangrento na Irlanda do Norte
- Leandra Cruz
- há 2 dias
- 3 min de leitura
A Irlanda do Norte é a menor das nações que formam o Reino Unido, um país da Europa ocidental. A Inglaterra, a Escócia e o País de Gales são as outras três nações.
A população da Irlanda do Norte tem dois grupos principais. Cerca de metade dos habitantes descende de colonizadores escoceses e ingleses que chegaram no século XVII. A maioria deles é protestante. Aproximadamente dois quintos da população é de irlandeses e descende dos antigos celtas. Esse grupo é formado principalmente por católicos romanos.
Por volta de 300 a.C. os celtas invadiram a Irlanda, vindos da Europa. Instalaram reinos na ilha, entre eles Ulster, no norte.
Em 1801, a Irlanda foi oficialmente anexada à Inglaterra, à Escócia e ao País de Gales para formar o Reino Unido. O povo irlandês não aceitou o domínio britânico e, no começo do século XX, começou a lutar pela independência. A partir daí, muitos confrontos surgiram, dividindo este país em duas partes e promovendo sérios problemas territoriais e religiosos. Os confrontos se disseminaram, sobretudo, na Irlanda do Norte, dividida religiosamente entre protestantes e católicos.
Na década de 1910 foi fundado o Exército Republicano irlandês (IRA). Este grupo era formado por católicos que lutavam pela separação da Irlanda do Norte e pela unificação irlandesa. Porém, este grupo adotava práticas terroristas. Por causa deste terrorismo, o governo inglês passou a enxergar como ameaça qualquer tipo de manifestação que ocorresse na Irlanda do Norte.
Um dos conflitos entre o IRA e o governo britânico ocorreu no dia 30 de janeiro de 1972, em Derry - Irlanda do Norte, onde cerca de 10 mil manifestantes tomaram as ruas em um segundo dia de protesto pacífico contra as prisões de pessoas suspeitas de compor o grupo terrorista. Este dia foi um dos mais tristes episódios ocorridos na história recente da Irlanda, conhecido como “Domingo Sangrento”, pois, no intuito de impedir os protestos, as tropas britânicas atiraram desenfreadamente por 25 minutos e mataram cerca de 14 manifestantes no tiroteio e feriram outros 26.
Este evento inspirou o grupo U2 ao gravar “Sunday Bloody Sunday”. Esta música foi composta como uma forma de protesto contra o movimento ocorrido na Irlanda do Norte. Este é o link da música do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=CkeDjLZMRRk
Revoltados, vários jovens irlandeses se uniram ao Exercito Republicano, que fortaleceu sua política terrorista, iniciando um ciclo de atentados violentos que durou mais de 25 anos.
Apesar de diversas iniciativas de independência, o país permaneceu dividido entre a República da Irlanda Independente (EIRE) e a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, de influência inglesa.
Atualmente, a relação entre a Irlanda e Irlanda do Norte é harmônica, pois em 1998, foi celebrado o Acordo de Belfast, conhecido como o Acordo da Sexta-feira Santa, que garante direitos e deveres das duas Irlandas em relação a diversos patamares sociais e políticos.
Obras consultadas
GUERRA, Dora. Sunday Bloody Sunday: a história por trás do clássico do U2. Letras, 2020. Disponível em: <https://www.letras.mus.br/blog/sunday-bloody-sunday-historia/#:~:text=Sunday%20Bloody%20Sunday%20foi%20composta,ficou%20famosa%20em%20v%C3%A1rios%20pa%C3%ADses.> Acesso em: 01/04/2021.
Em aula de interpretação de texto, professores analisam letra do U2. G1 - Globo.com, 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-ducacao/noticia/2012/11/em-aula-de-interpretacao-de-texto-professores-analisam-letra-do-u2.html> Acesso em: 01/04/2021.
Cantando história. Apoio Escolar 24 horas. Disponível em: <https://www.apoioescolar24horas.com.br/cantando-historia/musica.cfm?id=9> Acesso em: 01/04/2021.
Enciclopédia Britânica. Irlanda do Norte. Disponível em: <https://escola.britannica.com.br/artigo/Irlanda-do-Norte/482065> Acesso em: 01/04/2021.
Commentaires