top of page
Buscar

Você sabe o que significa a palavra oxímoro?

Atualizado: há 9 horas

Me surpreendi ao ler esta palavra pela primeira vez. A encontrei no romance “PS Eu te amo”, da consagrada escritora Cecelia Ahern, cuja narrativa foi transposta para as telas do cinema. Após a leitura da palavra, me senti na obrigação de conhecer o seu significado. Busquei e encontrei. 

De acordo com o Dicionário Online de Português, oxímoro “é uma figura de linguagem em que palavras de sentidos opostos são combinadas de modo a parecerem contraditórias, mas que reforçam a expressão: gentileza cruel; belo horroroso; música silenciosa.”1


Refleti por um momento e percebi que a vida é cheia de oxímoros, onde pessoas vivenciam as mais diversas contradições. Eu sei que a palavra oxímoro se refere à escrita como um recurso de linguagem, mas ao analisar o resultado da aplicação da palavra, eu vejo que na vida, o homem tropeça em suas próprias contradições. 

Você já percebeu que as palavras ditas não condizem com as ações das pessoas? As pessoas falam mas não praticam, pregam conceitos e filosofias que não vivem, expressam aquilo que não sentem, difundem aquilo que não acreditam, fazem promessas que não cumprem.

Eu não estou sendo radical, estou sendo realista. Seja por conveniência seja por pura desonestidade, pessoas continuam vivendo uma vida regrada de contradições. Vou exemplificar: 

O marido sabe que sua esposa odeia que ele saia para beber com amigos. Desta forma, ele chegará em casa já munido de desculpas esfarrapadas para ludibriar aquela a quem diz que ama.

Em um julgamento, um réu jamais confessará sua própria culpa, exceto casos raros, porque sabe que mesmo que confesse, sua conduta será analisada pelo juiz. Pereira explica: 


“a confissão não detém valor absoluto, devendo o juiz aplicar ao caso concreto o disposto no artigo 197 do Código de Processo Penal: O valor da confissão se aferirá pelos critérios adotados para os outros elementos de prova, e para a sua apreciação o juiz deverá confrontá-la com as demais provas do processo, verificando se entre ela e estas existe compatibilidade ou concordância. (...). Nos termos do artigo 200, do Código de Processo Penal: “a confissão será divisível e retratável, sem prejuízo do livre convencimento do juiz, findado no exame de provas em conjunto”.2


E aquele suposto namorado que em momentos apaixonados, afirma que ama a namorada e que ela é a mulher da vida dele, mas de forma repentina e imatura, se afasta dela.

É….. o mundo está repleto de contradições. Assim, eu percebo o quanto o homem é falível, mutável e inconstante. Durante sua jornada, o homem tende a fazer planos, a estabelecer metas, a comprometer-se com projetos e com pessoas, seja nos mais variados tipos de relacionamentos, isto é, familiares, profissionais e amorosos. 

É claro que esta contradição não se atribui àqueles cuja força de vontade e determinação em conquistar seus ideais foram impedidos pelas circunstâncias da vida, mas se aplica exatamente àqueles que deliberadamente aproveitam-se da boa vontade e fraqueza do outro. 

Assim, este é um momento ideal para eu refletir: “Eu estou sendo contraditória na minha fala e nos meus projetos pessoais?” Sim, eu sei que falhei na minha vida quando fiz escolhas erradas e quando disse sim, ao assumir compromissos, mas pelo desenvolver de fatos alheios à minha vontade, eu retrocedi e precisei dizer não. Apesar de tudo isso, minhas convicções estão intactas e impregnadas em mim. Por mais que hoje, elas se encontrem escondidas dentro de um baú, permaneço na certeza de que um dia, os meus sonhos e projetos se realizarão.  


Fontes:

  1. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/oximoro/> Acesso em: Nov 11, 2021.

  2. PEREIRA, Luiz Fernando. A confissão do réu conforme o código de processo penal. Jus.com.br. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/68087/a-confissao-do-reu-conforme-o-codigo-de-processo-penal> Acesso em: Nov 12, 2021.

 
 
 

Comentarios


bottom of page